Ingrato

Joás

Oitavo Rei de Judá
2 Sm 7:12,25; 1 Rs 2:4; 8:25,26; 2 Rs 11:2-12:31; 2 Cr 22:11-24:27; Joás foi protegido desde criança, sucedeu ao rei acazias, porque Josebath filha do rei Jorão, irmã do rei Acazias, esposa do sacerdote Joiada, o escondeu, com um ano de idade, da ira da rainha Atália que o queria matar, como fez aos outros filhos de Acazias, seus netos.
2 Cr 23:3; Joiada sabia que Deus tinha prometido ao rei David que lhe sucederia no seu trono um filho seu, gerado nas suas entranhas; a condição era que os seus descendentes, guardassem fielmente, os mandamentos de Deus, com todo o seu coração e com toda a sua alma, então nunca faltaria sucessor ao trono de Israel; por esta razão, Joás reinou sob a regência do sacerdote Joiada, porque só tinha sete anos quando começou a reinar; Joás portou-se bem enquanto Joiada foi vivo, mas depois corrompeu-se com os jovens da sua idade que adoravam deuses falsos, até mandou matar zacarias filho de Joiada, que tanto bem lhe tinha feito, juntamente com a sua filha Josebath.
Por isso ele sofreu uma derrota, apesar de o seu exército ser, mais ou menos, o dobro do exército do rei da Síria, ele ficou muito ferido, mas mais feridos e ofendidos estavam os seus servos; então não lhe perdoaram o facto de ele ter sido tão mal agradecido pelo bem que a família de Joiada lhe tinha feito, assim eles o mataram, na sua própria cama em que procurava restabelecer a sua saúde; então até fora dos sepulcros dos reis o sepultaram.
Gn 8:21; 2 Cr 7:14; Sl 94:11; Jo 1:1-14; Joás era uma terra má, recebeu boa semente, mas só produziu ervas daninhas; todas as pessoas têm maus pensamentos desde a sua meninice, mas devem receber Jesus, como seu Rei Senhor e salvador, assim receberão o poder de serem feitos filhos de Deus, nascerão de novo e poderão escolher o bem e não o mal.
1 Rs 21:25; Por vezes são as esposas que incitam os seus maridos, para que estes desobedeçam à palavra de Deus, as quais sofrerão as consequências.
Pv 4:13-19; 13:20; 14:17; 15:3; 1 Co 15:33; Joás não devia ter entrado na vereda dos ímpios, nem devia ter andado no caminho dos maus, devia ter andado pela vereda dos justos, que é como as luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito.
Jr 2:19; Joás devia saber, que a sua malícia o castigaria, e as suas apostasias o repreenderiam, devia saber que era muito mau e amargo, deixar o seu Criador, e não O temer.
Lc 19:20-27; Joás não conhecia o Deus de Abraão, achava que Ele era injusto, então perdeu, não só a vida, mas todos os seus bens materiais e espirituais.
Jo 3:16-21; Joás devia ter crido no Messias prometido, Porque quem crê Nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque pertence à família da Eva e do Adão.
2 Ts 3:1,2; Joás devia ter pedido a Deus que o livrasse dos homens corruptos e maus, que não tinham fé no seu Criador, mas a usavam para crerem em deuses falsos.
2 Jo 1:9-11; Joás devia desviar-se daqueles que não acreditavam no Messias prometido, nem nos seus ascendentes que tinham ouvido a voz de Deus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Considera-o como um Gentio e Publicano

Devemos Reter a Graça, pela qual Sirvamos a Deus Agradavelmente