terça-feira, março 28, 2017

Visto que Temos um Grande Sumo Sacerdote Jesus Filho de Deus

Retenhamos Firmes a Confissão da nossa Esperança

Jo 5:23; 2 Co 13:13; (comentário) A nossa intenção é que usemos a nossa inteligência para usarmos a nossa língua, para reconhecermos que Jesus Cristo, tem todo o poder, no céu e na terra, para glória e honra de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e para que sejamos salvos, curados e abençoados.
Jesus Cristo, é o apóstolo e sumo sacerdote da nossa igreja, Ele o chefe máximo da igreja de Deus.
Ef 1:22; S. Paulo diz o seguinte: E sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Ef 4:15; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Rm 8:37; Devemos confessar os nossos pecados a Jesus Cristo, e também Lhe confessar, que pelo dom da fé, vamos vencer todo o mal, porque Ele nos amou... E Ele nos ajudará no tempo oportuno.
Confessemos que acreditamos, que Ele é fiel para cumprir o que Deus nos prometeu, e recusemo-nos a receber alguma coisa que contradiga o que Ele nos prometeu, venha ela de onde vier.
1 Co 6:19; 1 Jo 1:3; A nossa intenção é dobrar os nossos joelhos perante Jesus Cristo, para que o adoremos, e para que tenhamos comunhão com Deus Pai, e Filho, pelo poder do Espírito Santo, que vive em nós.
A nossa intenção é que estejamos reunidos nas igrejas locais, sabendo que Jesus Cristo, que é omnipresente, está em cada reunião, para nosso bem.
A nossa intenção é que muitas pessoas recebam a Jesus Cristo, como seu Rei, Senhor e Salvador, e nasçam de novo e tenham a vida eterna, com Ele.

Pv 18:21; A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Mt 28:16-20; E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Rm 10:10; Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
1Tm 6:12; Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
1TM 6:13; Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
Hb 3:1; Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.
Hb 4:14; Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Hb 10:23; Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
Hb 5:9; E, sendo ele aperfeiçoado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Jo 19:30; (comentário) A nossa esperança está em Jesus Cristo, porque mais ninguém morreu e ressuscitou, e venceu o diabo, e nos deu uma salvação completa.

Mt 18:20; 28:20; Fp 2:10; (comentário) Todos os dias podemos ter uma grande e agradável surpresa, porque Jesus Cristo está presente, onde estiverem dois ou três reunidos em Seu Nome, porque ao Seu Nome se dobra todo o joelho dos que estão nos céus na terra e debaixo da terra; Ele está reunido connosco como presidente do corpo da igreja, que Ele tem salvo em todo o planeta terra, está presente para nos abençoar, curar, e libertar de tudo o que se oponha, ou possa opôr à vida do Seu povo, Jesus Cristo nos ama, morreu por nós, e continua operando para dar vitória eterna a todos e todas que Nele esperam, e que Lhe obedecem.

Meditámos sobre Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus.






Estamos na Era Cristã a Era da Paz para os Homens de Boa Vontade

Estamos na Era Cristã a Era da Paz para os Homens de Boa Vontade
Comentários sobre a Palavra de Deus

Deus se revelou falando aos profetas, para que os perdidos fossem salvos, através da morte e ressurreição de Jesus, o segundo Adão.
1. (Estamos na Era Cristã)
(Is 2:1-4; Mq 4:1-8; Jo 1:41; 5:25) Os profetas anunciaram a era do Redentor prometido por Deus.
(Sl 103:19-22; Dt 12:32) A palavra de Yahweh é um prolongamento da sua autoridade, deve  ser ouvida e cumprida ou executada de forma perfeita, pelos anjos e pelos homens.
2. (Deus é Amor)
(Is 40:8-14; Jo 4:23,24) O poder de Deus e a sua meigice não têm limites isto deve levar-nos a adorá-lo em espírito e em verdade.
3. (A Palavra Purifica Fortalece Vivifica a Quem a Cumpre)
(Is 55:6-12; Sl 119:1,9,11,16,17,25,28) Quando o salmista fala sobre a palavra refere-se à palavra escrita ou falada através dos profetas de Deus.
4. (A Fama de Jesus)
Mc
2.2   Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e (Jesus)anunciava-lhes a palavra. (O Messias verdadeiro anunciou a palavra isso deve influenciar-nos para anunciá-la porque Deus nos pagará)
5 (A Importância da Palavra de Deus)
At
6.2   Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. (Vemos que a palavra de Deus é mais importante do que servirmos às mesas, ou do que fazermos outro  trabalho)
6 (Um Professor tem o seu Valor)
Gl
6.6   Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. (Não atarás a boca ao boi que de debulha; digno é o trabalhador de um salário digno e justo)
7. (Deus Justifica-me porque Cristo Pagou o Preço Certo)
Rm
10.8   Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. (Dt 30:11-16; Paulo falava aos judeus e estes sabiam o que Deus lhes tinha ensinado através de Moisés; portanto só precisavam de receber a Jesus que vinha sendo anunciado através dos animais inocentes, só precisavam crer e dizer que criam e aceitavam Jesus em lugar dos animais mortos)
10.9   Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10.10   Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
8. (A Preparação para a Guerra Espiritual contra o mal)
Ef
6.17   Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (A palavra de Deus é um prolongamento do Espírito Santo)
Is
11.5   A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.
59.17   Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. (Estas passagens se referiam ao Messias verdadeiro que ainda havia de vir)
52.7   Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Porque Jesus ressuscitou)
9. (Iluminados pela Palavra Viva)
Hb
6.4   É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, (porque receberam o Senhor Jesus Cristo)
6.5   e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, (O reino de Deus é o que está reinando sobre todos os governantes humanos)
6.6   e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. (Só crescendo na graça e no conhecimento de Jesus, faremos cada dia mais firme e segura, a nossa salvação porque nos tornamos semelhantes a Ele)
6.7   Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus;
10. (A Palavra de Jesus é uma semente que Cresceu e se Fez uma Grande Árvore)
Lc
8.11   Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.
11. (Acham as Tradições mais Importantes que a Palavra da Verdade)
Mc
7.13   invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes. (Jesus referia-se aos fariseus e a alguns dos escribas)
12. (Os que Ouvem a Palavra de Deus)
Lc
11.28   Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! (Porque ela é como uma rocha firme no Ceú, como Jesus que é a rocha viva e espiritual 1 Co 10:4)
13. (As Palavras de Jesus Duram mais que os Céus e a Terra)
Mt
24.35   Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.(Jesus falava no plural para indicar as suas próprias palavras mas no quarto evangelho encontramos vários versículos em que João fala no singular: Jo 4:41; 4:50; 8:45; 10:35; 12:38; 12:48; 14:23,24; 15:3; 15:20; 16:15 tanto no plural como no singular, todas as palavras de Deus são boas e pertencem a Jesus)
14. (Na Segunda Vinda de Cristo)
Mc
8.38   Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. (As palavras de Jesus são um prolongamento da sua autoridade)
15. (Jesus não se Esquecia)
Lc
24.44   A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. (Jesus está a confirmar as palavras dos profetas e dos salmistas da Bíblia)
17. (Pedro Andou sobre o Mar)
Fp
2.16   preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. (A palavra da vida é superior a qualquer outra, anunciá-la é a garantia de não corrermos sem base segura)
18 (É o Espírito de Deus que me Une a Jesus)
Ef
1.13   em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; (A palavra viva de Deus, é a palavra da verdade que nos leva ao Pai Celestial)
19. (A Salvação Está em Jesus que Foi Crucificado)
At
13.26   Irmãos, descendência de Abraão e vós outros os que temeis a Deus, a vós vos foi enviada a palavra desta salvação. (Sem esta palavra não temos alternativa, ao desepero e sofrimento eternos)
20. (Ao Barrabás Soltaram)
2 Co
5.19   a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. (Jesus ressuscitou para nos justificar e reconciliar com Deus)
21. (Os que Desprezam a Palavra do seu Criador)
1 Co
1.18   Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. (Nós somos salvos porque recebemos a palavra viva, em vez de animais mortos que eram oferecidos, desde o tempo do primeiro Adão)
Hb
4.12   Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
4.13   E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
4.14   Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
Outros versículos sobre Jesus que é fiel e verdadeiro, é a palavra de Deus, é o Rei dos reis e o Senhor dos snhores. (Ap 19:11-16).
É o Pai Celestial que glorifica a Jesus. (Jo 8:55).
Peroração
Meditámos sobre o poder da palavra que Deus enviou, desde a queda do primeiro Adão.
Deus enviou a sua palavra para nos libertar do diabo e da sua escravidão, por isso mandou o seu Verbo vivo, Jesus que deu origem à Era cristã a Era da Paz para os homens de boa vontade.



 


Deus é Fiel e Justo para nos Perdoar os Pecados, e nos Purificar de toda a Injustiça.

Eu Tenho a Fé do Senhor Jesus Cristo

Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Gálatas 2:19,20
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
Colossenses 2:20,21
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Romanos 6:3-5
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
Colossenses 2:11,12
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Colossenses 3:1-3
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Romanos 6:12-14
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 2:4-6
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:19,20
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:8-10
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
2 Coríntios 5:17-19
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Romanos 8:35-37
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Isaías 61:1,2

Aplicação


Igualdades

O Senhor Jesus Cristo foi crucificado (Gl 2:20; Cl 2:20)

1. O meu espírito foi crucificado com Ele, mas ressuscitou com Jesus Cristo, portanto eu tenho a vida e a fé dele dentro do meu espírito.
2. O Senhor Jesus Cristo foi sepultado e o meu espírito foi batizado no Senhor Jesus Cristo.
3. O meu espírito ressuscitou com o Senhor Jesus Cristo então a minha vida está escondida com Cristo em Deus.
(Rm 6:4,5; Cl 3:1-3)
4. Deus fez que o meu espírito se assentasse nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
(Efésios 2:6)
5. O Senhor Jesus Cristo foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Então o meu espírito está assentado com Cristo à direita de Deus, nos lugares celestiais.
(Mc 16:19)
6. (Criados em Cristo Jesus. o meu espírito está em Cristo, à direita de Deus, ele é uma nova criação, é nova criatura. Agora o diabo está por cauda e o meu espírito está por cabeça, ele têm que me obedecer.) E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Lc 10:18,19
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a
Sl 91:12,13


(2 Co 5:17; Ef 2:10)
7. O Senhor Jesus Cristo maniatou (subjugou) o valente
(o fanfarrão)
E também intercede por nós. Portanto somos mais do que vencedores, sobre o diabo nenhuma criatura poderá separar-me do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.(Rm 8:33-39; Ap 3:21)
 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
1 Coríntios 15:42,43
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1 Coríntios 15:51,52
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8:23
8. (Devemos crer que o Senhor Jesus Cristo nos livrou do cativeiro.)
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Efésios 4:7-10
9. (Devemos crer que o Senhor Jesus Cristo nos (livrou do pecado,  que foi iniciado com o Adão) nos livrou das enfermidades, porque fomos salvos de todo o mal ao recebermos o Senhor Jesus Cristo.)
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 Jo 1:7-9
Romanos 4:24,25
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Romanos 5:15,16
0 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
Rm 9:30
10. (Devemos crer que depois de termos voltado para Deus por Jesus Cristo, somos fortes)
O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
Porque, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
2 Samuel 22:31-33
 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Sl 27:1
11. (Devemos crer que a Bíblia é o manifesto verbal e escrito da nossa independência)
12. (Devemos reclamar (pedir coisa a que temos direito) Devemos por em prática um plano porque agora estamos livres. Devemos dizer, com firmeza a toda a gente,devemos dizer que cremos na palavra de Deus. (Mt 27:26)como o Barrabás merecia ser condenado, mas Jesus tomou o seu lugar e ele foi solto, assim aconteceu comigo. Aleluia)
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
João 14:12-14
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
João 15:6,7
E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
João 16:23,24
Foi dito do Senhor Jesus Cristo
 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Is 61:1)




















Receberemos um Novo Corpo

(Gn 1:1-4; Rm 5:5; 8:11,14,26; 15:19; 1 Co 15:50-58; Sl 119:25,107,149,154,156; 143:11; 2 Co 3:6; Jo 14:17,26; 15:26; 16:13;20:22; Is 53:4,...