O Espírito em Actos dos Apóstolos

O Dinamismo do Espírito de Deus

Lc 1:1-4; At 1:1,2; (S. Lucas diz o seguinte:) Fiz o primeiro tratado ... acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
At 1:5; Ef 1:22; 4:15; Cl 2:10; ... vós sereis baptizados com o Espírito Santo ... (ser baptizado com o Espírito Santo significa estar unido com Jesus, que é a cabeça da igreja cristã.
At 1:8; ... Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós ...
At 2:4; ... E todos foram cheios do Espírito Santo... (estar cheio é estar baptizado).
At 2:11-20; ... do meu Espírito derramarei (O Espírito Santo é o Espírito de Deus, Ele molha-nos como se fosse água da chuva).
Jo 16:7; At 2:32,33; Deus ressuscitou a este Jesus ... e tendo recebido do Pai, a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. (foi Jesus que derramou, ou enviou, como chuva, o Espírito de Deus).
At 4:8; ... Pedro cheio do Espírito Santo ... (era ousado para falar aos principais do povo e aos anciãos de Israel).
At 4:31; ... Todos foram cheios do Espírito Santo ...
At 5:3; ... para que mentisses ao Espírito Santo ... (satanás enche o coração das pessoas, de pensamentos errados, de mentiras).
At 5:32; ... O Espírito Santo que Deus deu àqueles que Lhe obedecem. (o Espírito Santo tem o alvo de usar o crente para que este obedeça à ordem de Jesus de pregar, curar, expulsar demónios, etc., portanto Deus só O dá, se o crente estiver disposto a obedecer-Lhe).
At 6:3; ... de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria ... (prudência).
At 7:51; ... vós resistis ao Espírito Santo ... (os que não recebem Jesus é porque resistem ao Espírito Santo).
At 8:15; ... para que recebessem o Espírito Santo ...
At 8:29; E disse o Espírito a Filipe ...
At 8:39; O Espírito do Senhor arrebatou a Filipe ...
Jo 14:16; At 9:31; ... no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.
At 10:19; .. disse-lhe o Espírito ...
At 10:38; ... Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo e com virtude ...
At 10:44; ... caiu o Espírito Santo sobre todos que ouviram a palavra ...
At 11:15,16,17; ... caiu sobre eles o Espírito Santo ... baptizados com o Espírito Santo ... (crer no Senhor Jesus Cristo, é a condição para receber uma dádiva maravilhosa, que é o próprio Espírito de Deus, como Jesus teve e tem).
At 13:2; ... disse o Espírito Santo ...
At 13:52; ... cheios de alegria e do Espírito Santo ...
At 16:6,7; ... foram impedidos pelo Espírito Santo ... o Espírito de Jesus não lho permitiu ...
At 19:2; ... recebestes vós já o Espírito Santo ...
At 20:28; ... sobre que o Espírito Santo vos constituíu bispos ...
a. Podia falar-vos de águias a voar, de macacos a correr e a saltar, de corpos vivos ou mortos, de almas tristes ou alegres, de Jesus pendurado na cruz com seu sangue derramado até à última gota, de comida e bebida, de vinho e água, do planeta terra e da lua, etc., mas vou escrever sobre alguém mais belo e amoroso do que tudo o que conheço, alguém que me convenceu a receber a vida eterna, fez-me nascer de novo, encheu-me de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé mansidão e temperança, é o meu Mestre querido que ficou em lugar do Mestre Jesus, bem, poderia falar Dele por toda a eternidade, ele fala sempre de acordo com Deus Pai e Filho ...
b. Jo 14:23; Deus Pai, Filho e Espírito Santo trabalham em conjunto e habitam juntos em cada um dos seus filhos.
c. Mt 28:18; 1 Co 3:22,23; 11:3; Tudo é nosso, e nós do Cristo e o Cristo de Deus, todo o poder nos céus e na terra, foi dado a Jesus, Nós pertencemos ao reino que está acima de todas as coisas, Deus é a Cabeça, do Cristo e Cristo é a cabeça de todo o homem.
d. Alguns dizem que o Espírito de Deus é uma força, mas a Bíblia mostra que Ele é inteligente, tal como o Pai e Filho Unigénito, o sol que ilumina a terra, não é inteligente, nem a sua luz, nem o seu calor, nem o seu gás é inteligente, mas no Sol espiritual tudo é inteligente, vivo e eficaz.
e. Sl 94:9,10; 146:6; Deus pai, Filho e Espírito Santo são um só Criador, O Espírito de Deus poderia fazer um ouvido humano e Ele mesmo não ouviria? Poderia fazer um olho e Ele mesmo não teria a capacidade de ver? Ele daria conhecimento ao homem, e Ele mesmo não teria conhecimento? Isso seria um absurdo!
f. Rm 12:1-8; 1 Co 12:1-11; Devemos receber todas as bênçãos que vêm da trindade Divina, não devemos pensar que Deus está dividido, mas que Ele se manifesta de várias maneiras, como quer.
g. At 2:1-4; Imaginemos o Espírito Santo descendo no dia de Pentecostes, e dando capacidade de falar novas línguas, e fazendo que cada pessoa se sentisse cheia de alegria; dizer que o Espírito Santo é simplesmente uma força, é semelhante a dizer que uma força forte, como a explosão de uma célula de hidrogénio deu origem ao universo, sem o controle de um ser inteligente, que é Deus.
h. Gn 1:2; O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas, mas Ele não estava separado de Deus, estava em completa consonância com Ele.
Em toda a Bíblia podemos ver que o Espírito Santo trabalha em conjunto com o Pai celestial e com o Verbo eterno.
i. Isto significa que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são inteligentes, perfeitos, dignos da nossa fé, do nosso amor e da nossa adoração.
j. podíamos falar de muitas coisas, mas o assunto discutido é o que nos dá mais prazer e bom fruto. Toda a Glória ao nosso Criador. Amém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Devemos Reter a Graça, pela qual Sirvamos a Deus Agradavelmente

Considera-o como um Gentio e Publicano